Projeto Genoma Humano - HGP

O HGP é traduzido como um esforço da pesquisa internacional para seqüenciar e mapear todos os genes do ser humano, que no seu conjunto é conhecido como genoma. Iniciado formalmente em 1990, foi projetado para durar 15 anos.

Os objetivos desse projeto eram: determinar a ordem, ou seqüencia, de todas as bases do nosso DNA genômico; identificar e mapear os genes de todos os 23 pares de cromossomos humanos; armazenar essa informação em bancos de dados, desenvolver ferramentas eficientes para analisar esses dados e desenvolver meios de usar essa informação para estudo da biologia e da medicina.

dnaO HGP começou como iniciativa do setor público, tendo a liderança de James Watson. Numerosas escolas, universidades e laboratórios participaram do projeto, usando recursos do NIH e Departamento de Energia Norte-Americano(DOE). Basicamente, 18 países iniciaram programas de pesquisa sobre o genoma humano. Os maiores programas desenvolveram-se na Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coréia, Dinamarca, Estados Unidos, França, Holanda, Israel, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Suécia e União Européia.

Com a entrada da iniciativa privada, deu-se preferência a uma abordagem dirigida apenas aos genes que apresentam interesse para a cura de doenças, e o setor público passou a rever seu cronograma e o processo de seqüenciamento foi acelerado.

Beatriz

0 comentários:

Postar um comentário