Células Tronco

celulas-tronco

As células tronco ou chamadas de células – mãe, tem uma capacidade de se dividir e originar células semelhantes às progenitoras.

As células tronco embrionárias tem a capacidade de diferenciação celular e são muito importantes principlamente para tratamentos terapêuticos, sendo útil no combate de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes entre outros.

O principal objetivo das células tronco é utilizá-los para a recuperação dos tecidos danificados por doenças ou traumas. As células são encontradas no cordão umbilical, na medula óssea , no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico.

A extração das células tronco podem ser adultas ou embrionárias:

embrionárias: são para fins de tratamento médico e investigações.

adultas: muitos estudos comprovam que as células tronco tem uma imensa diferenciação, que faz com que se obtenha tecidos através delas.

Em alguns países os estudos sobre células tronco não são permitidos, mas não é o caso do Brasil.

Nicole

 

Vídeo -Clonagem

 

Clonagem

 

Beatriz

Projeto Genoma Humano - HGP

O HGP é traduzido como um esforço da pesquisa internacional para seqüenciar e mapear todos os genes do ser humano, que no seu conjunto é conhecido como genoma. Iniciado formalmente em 1990, foi projetado para durar 15 anos.

Os objetivos desse projeto eram: determinar a ordem, ou seqüencia, de todas as bases do nosso DNA genômico; identificar e mapear os genes de todos os 23 pares de cromossomos humanos; armazenar essa informação em bancos de dados, desenvolver ferramentas eficientes para analisar esses dados e desenvolver meios de usar essa informação para estudo da biologia e da medicina.

dnaO HGP começou como iniciativa do setor público, tendo a liderança de James Watson. Numerosas escolas, universidades e laboratórios participaram do projeto, usando recursos do NIH e Departamento de Energia Norte-Americano(DOE). Basicamente, 18 países iniciaram programas de pesquisa sobre o genoma humano. Os maiores programas desenvolveram-se na Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coréia, Dinamarca, Estados Unidos, França, Holanda, Israel, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Suécia e União Européia.

Com a entrada da iniciativa privada, deu-se preferência a uma abordagem dirigida apenas aos genes que apresentam interesse para a cura de doenças, e o setor público passou a rever seu cronograma e o processo de seqüenciamento foi acelerado.

Beatriz

Biocombustível - Benefícios

biocombustiveis%20-%20BUm assunto bastante debatido na atualidade é a descoberta de meios que salvem e beneficiem nosso planeta. Com a chegada da Biotecnologia, surgiram os Biocombustíveis, que são materiais biológicos que, quando em combustão, possuem a capacidade de gerar energia para realizar trabalhos. Hoje em dia combustíveis fósseis, como o petróleo, carvão e gás natural, estão sendo substituídos por Biocombustíveis, como o etanol, produzido a partir da cana-de-açúcar e milho, e o biodiesel, produzido a partir de soja, mamona, girassol, entre outros. Tais combustíveis originam de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam, não agridem o ambiente, tanto quanto os não renováveis; uma hipótese bem vinda, já que o tráfego de automóveis só vem crescendo nos últimos tempos. Geram baixos índices de poluição, deixam a economia de países subdesenvolvidos como o Brasil, menos dependentes dos países produtores de petróleo além de o custo de produção ser mais baixo do que os derivados do petróleo. Portanto, são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.

Felipe Zanin

Biotecnologia no Brasil

Há muito tempo, o homem vem utilizando propriedades dos seres vivos de transformar matéria orgânica em diversos compostos, para seu próprio benefício. Como, a utilização de microorganismos na fabricação de pão a partir do trigo, na produção de bebidas alcoólicas a partir da uva, cevada e cana-de-açúcar, entre outros exemplos. Assim surgiu a Biotecnologia, que abrange uma série de tecnologias que utilizam moléculas biológicas, células e organismos para solucionar vários problemas ou desenvolver novos produtos. Esta nova tecnologia está se tornando tão importante, devido ao seu potencial de conservação do meio ambiente, que poupa a utilização de recursos não renováveis; e à exploração da biodiversidade.

No Brasil já houve o desenvolvimento de conhecimentos científicos e tecnológicos em diferentes áreas, que têm tido considerável avanço da Biotecnologia, qual vem se mostrando essencial à saúde humana, à agropecuária, à indústria e ao uso sustentável de recursos naturais. Em razão do sucesso da Biotecnologia em nosso país, produtos importantes passaram a ser produzidos aqui, como a vacina contra hepatite B, e contra a febre amarela, e a produção de proteínas recombinantes com fins terapêuticos, como a insulina. Certamente, o que o Brasil gera atualmente, na área da biotecnologia está muito abaixo de seu potencial, já que é um país vasto de recursos naturais.

Segue abaixo um gráfico com as aplicações da biotecnologia no Brasil

graf_biotecnologia_no_brasil_01Felipe Zanin

Ovelha Dolly

cloning-dolly A ovelha Dolly (5 de Julho de 1996 — 14 de Fevereiro de 2003) foi o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta. Dolly foi criada por investigadores do Instituto Roslin, na Escócia, onde viveu toda a sua vida. Apesar das suas origens, Dolly teve uma vida normal de ovelha, e deu à luz dois filhotes, sendo cuidadosamente observada em todas as fases. Esta questão iniciou uma acesa disputa na comunidade científica sobre a influência da clonagem nos processos de envelhecimento, que está ainda hoje por resolver. Dolly foi abatida em Fevereiro de 2003 para evitar a sua morte dolorosa por uma infecção pulmonar incurável. Antes da clonagem da ovelha Dolly, os investigadores tinham chegado a clonar ovelhas a partir de células embrionárias. Em Fevereiro de 1997, um grupo de cientistas escoceses, liderado pelo inglês Ian Wilmut, anuncia a realização da primeira cópia genética (clonagem) de um mamífero adulto de 6 anos, a partir de uma célula somática: a ovelha da raça Finn Dorset, batizada de Dolly. Porém, enquanto que a maior parte das ovelhas vive entre o 11 e o 12 anos, Dolly morreu com 6 anos e meio após ter começado a manifestar doenças freqüentemente associadas à velhice, a partir da idade de cinco anos e meio. Um dos temores principais era que Dolly nascesse prematuramente velha. Em 1999, os cientistas observaram que as células Dolly apresentavam sinais de envelhecimento. Em Janeiro de 2002, foi anunciado que Dolly apresentava sinais de artrite ao quadril e os joelhos esquerdos.

Altivir Júnior

Vantagens e Desvantagens da Clonagem

Ao longo da evolução do tempo, foram vários os benefícios que os cientistas acreditam que a clonagem humana tem.

O Dr. Richard Seed, um dos principais propulsores da clonagem humana, sugere que um dia, poderá vir a ser possível inverter o processo do envelhecimento devido à aprendizagem que nos é fornecida através do processo de clonagem.

Clone(1)A tecnologia humana da clonagem podia ser usada para inverter os ataques cardíacos. Os cientistas afirmam que conseguirão tratar vítimas de ataques cardíacos através da clonagem das suas células saudáveis do coração, e ejetando-as nas áreas do coração que foram danificadas. As doenças cardiovasculares são a maior causa de morte em grande parte dos países industrializados;

Casos de infertilidade. Com a clonagem, os casais inférteis poderiam ter filhos.

Devido à clonagem humana e à sua tecnologia, os problemas, que, por vezes, ocorrem depois de algumas cirurgias de implantes mamários ou de outros procedimentos estéticos deixam de existir.

Implantes mamários. Muitas pessoas verificaram que os implantes mamários as faziam ficar doentes, com doenças próprias dos seus sistemas imunes, devido a algumas incompatibilidades produzidas por materiais usados no aumento de peito. Com a clonagem humana e a sua tecnologia de implantes mamários e outros formulários da cirurgia estética, poderia ser feito com implantes que não seriam diferentes dos tecidos normais da pessoa.

Genes defeituosos. Cada pessoa carrega em média 8 genes defeituosos dentro deles.

Problemas no fígado e nos rins. Poderá ser possível clonar fígados humanos para transplante dos mesmos;

Riscos

• A possibilidade de comprometer a individualidade;

• A perda de variabilidade genética;

• Envelhecimento precoce;

• Grande número de anomalias;

• Lesões hepáticas, tumores, baixa imunidade;

• Um mercado negro de fetos pode surgir, de doadores ‘’desejáveis’’ que queiram clonar-se a eles próprios, como estrelas de cinema, atletas entre outros;

• A tecnologia não está ainda bem desenvolvida, tendo uma baixa taxa de fertilidade (para clonar a Dolly foram precisos 277 ovos, 30 começaram a dividir-se, 9 induziram a gravidez e apenas 1 sobreviveu);

• Os clones poderão ser alvo de discriminação por parte da sociedade;

• Os clones poderão estar sujeitos a problemas psicológicos desconhecidos, com impacto na família e na sociedade.

Fábio Espak

Transgênicos

Transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produzidos em laboratório a partir da introdução de genes de outras espécies, inseridos em seu código genético com a finalidade de atribuir a eles características que não poderiam ser incorporadas de forma natural, ou por seleção artificial. O processo consiste na transferência de um ou mais genes responsáveis por determinada característica num organismo para outro organismo ao qual se pretende incorporar esta característica. Resultados na área de transgenia já são alcançados desde a década de 1970, na qual foi desenvolvida a técnica do DNA recombinante.

As sementes transgênicas são patenteadas pelas empresas que as desenvolveram. Quando o agricultor compra essas sementes, ele assina um contrato que o proíbe de replantá-las no ano seguinte, comercializá-las, trocá-las ou passá-lauhhhs adiante.

Alguns dos motivos de modificação desses alimentos são para que as plantas possam resistir às pragas e a herbicidas. O mau uso de pesticidas pode causar riscos ambientais, tais como o aparecimento de plantas resistentes a herbicidas e a poluição dos terrenos e lençóis de água. Uma lavoura convencional de soja pode utilizar até 5 aplicações de herbicida, enquanto que uma lavoura transgênica utiliza apenas 1 aplicação.

A aplicação mais imediata dos organismos transgênicos é a sua utilização em investigação científica. A expressão de um determinado gene de um organismo num outro pode facilitar a compreensão da função desse mesmo gene. No caso das plantas, por exemplo, espécies com um reduzido ciclo de vida po dem ser utilizadas como "hospedeiras" para a inserção de um gene de uma planta com um ciclo de vida mais longo. Estas plantas transgênicas poderão depois ser utilizadas para estudar a função do gene de interesse mas num espaço de tempo muito mais curto. Em outros casos, a utilização de transgênicos é uma abordagem para a produção de determinados compostos de interesse comercial, medicinal ou agronomico, por exemplo. Um exemplo recente, no ano de 2007, foi o facto de uma equipe de cientistas conseguir desenvolver mosquitos bobucha resistentes ao parasita da malária, através da inserção de um gene que previne a infecção destes insectos pelo parasita portador da doença.

É estimado que a área de cultivo deste tipo de variedades esteja com uma taxa de crescimento de 13% ao ano. Sendo os principais produtores os Estados Unidos, o Canadá, o Brasil, a Argentina, a China e a Índia. Vários países europeus, entre os quais Portugal, a maioria dos países Sul Americanos, vários países africanos e asiáticos e a Austrália têm cultivado também milhões de hectares de plantação transgênicas. As plantações que predominão são as de milho, soja e algodão.

Hoje, ja existe debates relacionado à inserção de alimentos geneticamente modificados (AGM) no mercado. Alguns mercados mundiais, como o Japão, rejeitam fortemente a entrada de alimentos com estas características, enquanto que outros, como o Norte e Sul-Americanos e o Asiático têm aceito estas variedades agronómicas.

Atualmente não existem normas apropriadas para avaliar os efeitos dos transgênicos na saúde do consumidor e no meio ambiente. Os próprios médicos e cientistas ainda têm muitas dúvidas e divergências quanto aos riscos dessas espécies. Não existe um só estudo, no mundo inteiro, que prove que eles sejam seguros. Os produtos contendo transgênicos que estão nas prateleiras de alguns supermercados não são rotulados para que o consumidor possa exercer o seu direito de escolha.

Altivir Júnior

Clonagem

Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo – microorganismo, vegetal ou animal.Clonagem em biotecnologia refere-se aos processos usados para criar cópias de fragmentos de DNA (Clonagem molecular), células (Clonagem Celular), ou organismos. Mais genericamente, o termo refere-se à produção de várias cópias de um produto, tais como os meios digitais ou de software.

Clonagem natural - A clonagem é natural em todos os seres originados a partir de reprodução assexuada (ou seja, na qual não há participação de células sexuais), como é o caso das bactérias, dos seres unicelulares e mesmo da relva de jardim.

Clonagem induzida artificialmente - A clonagem induzida artificialmente é feita a partir de um processo no qual é retirado de uma célula um núcleo, e de um óvulo a membrana.

internet_clonesA clonagem induzida artificialmente  - é uma técnica da engenharia genética aplicada em vegetais e animais, ligada à pesquisa científica. Os indivíduos resultantes desse processo terão as mesmas características genéticas do indivíduo doador, também denominado original.

Clonagem reprodutiva - Uma das técnicas básicas usadas por cientistas é a transferência nuclear da célula somática (SCNT). Esta célula somática é introduzida, então, numa célula retirada de um animal (ou humano), logo depois da ovulação. Antes de introduzir a célula somática, o cientista deve remover os cromossomos, que contêm genes e funcionam para continuar a informação hereditária, da célula recipiente. Após ter introduzido a célula somática, as duas células fundem. Os problemas associados com a técnica de SCNT são o stress em ambas as células envolvidas no processo. Isto resulta numa taxa elevada de mortalidade de ovos recipientes.

Clonagem embrionária - Por esse processo, multiplica-se o embrião do animal em estudo produzindo, assim, gêmeos ou trigêmeos, etc. É um processo similar ao da natureza.

Clonagem terapêutica - A Clonagem Terapêutica é um procedimento cujos estágios iniciais são idênticos a clonagem para fins reprodutivos, difere no fato do blastocisto não ser introduzido no útero. Podem ser utilizadas no intuito de restaurar a função de um órgão ou tecido, transplantando novas células para substituir as células perdidas pela doença, ou substituir células que não funcionam adequadamente devido a defeito genético (ex: doenças neurológicas, diabetes, etc.). As células musculares vão originar células musculares, as células do fígado vão originar células do fígado, e assim por diante.

Fábio Espak

O que é biotecnologia?

Biotecnologia consiste em qualquer aplicação que utiliza um sistema biológico, ou seja, organismos vivos, ou suas moléculas para produzir ou transformar produtos ou processos para uma finalidade específica. Envolvendo conceitos de biologia, química, biologia molecular, engenharia bioquímica e química industrial, ela vem sendo utilizada a centenas de anos, desde a fabricação de pães, vinhos e cerveja na antiguidade até o mapeamento do Genoma Humano nos dias atuais.

bioA biotecnologia divide-se em dois ramos: Biotecnologia Tradicional e Biotecnologia Moderna. A primeira consiste em processos fermentativos  para a fabricação de bebidas, alimentos, fármacos e melhoramento genético clássico. Já a Biotecnologia Moderna é caracterizada como a tecnologia do DNA, aplicada no desenvolvimento de Organismos Genéticamente Modificados (OGM), transgênicos, cultivo de células e tecidos in vitro, genética forense (utilizada em investigações criminais), entre várias outras possibilidades.

Beatriz